FGM participa de reunião com governador e prefeitos

O presidente da Federação Goiana de Municípios, (FGM) Haroldo Naves, participou na manhã (16/03), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, de reunião com o governador, Marconi Perillo, e mais 18 prefeitos goianos, estes que integram o G-24 (grupo formado pelos 24 principais municípios do Estado, responsáveis por 66% da população goiana).
Na oportunidade foi formalizado uma aliança pela competitividade. O acordo faz parte das metas de esforços do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI) para alinhar a governança estratégica entre o Estado e os municípios. O objetivo é melhorar os indicadores sociais e econômicos que impactam a competitividade e qualidade de vida das pessoas, com destaque para os setores de educação, saúde, habitação e segurança pública. A finalidade do programa é somar recursos e esforços com os municípios para bater os indicadores municipais.

Prefeitos participam de reunião com o
governador e tratam sobre o GMCI.

Segundo Haroldo Naves, a Federação está solicitando junto a Segplan, uma capacitação para o corpo técnico da entidade, para que os nossos servidores possam orientar melhor todos os municípios, em especial os menores. Para que os mesmos obtenham uma central de resultados e consigam alcançar a suas metas e manter-se focados durante toda a gestão principalmente nos setores da educação, saúde, habitação e segurança pública.
As principais metas do GMCI são a de diminuir a incidência de crimes contra a vida; a mortalidade infantil e o déficit habitacional. Ampliar o acesso à atenção básica de qualidade; promover o acesso à educação infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública. Com a Aliança, o Estado se propõe a desenvolver um trabalho de capacitação das novas equipes municipais, liberar recursos (financeiros e materiais) para iniciativas vinculadas as prioridades definidas no GMCI, dar apoio técnico e transferência de tecnologia, atuar junto as equipes municipais para a estruturação dos projetos.