Governo do Estado e Caixa assinam acordo para construção de 30 mil casas em Goiás

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, participou da assinatura do termo de cooperação técnica que pretende viabilizar a construção de 30 mil moradias nos 246 municípios goianos. O termo foi assinado pelo governador Marconi Perillo e pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. Também participaram do evento o vice-governador José Eliton, superintendentes da Caixa, deputados estaduais, federais e o senador Wilder Morais.
Goiás é o primeiro estado a ser atendido com parceria na área da habitação após anúncio de ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, feito na semana passada pelo presidente Michel Temer. Em discurso, Marconi Perillo afirmou que as construções devem ser viabilizadas por meio de uma tríade. “Os Municípios devem contribuir disponibilizando o terreno, o Estado com ‘cheque moradia’ e a Caixa por meio do Minha Casa, Minha Vida. Aqueles prefeitos que adiantarem o processo, irão receber os benefícios primeiros”, afirmou.

Marconi Perillo assinou o termo de cooperação (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)


Gilmar Occhi, por sua vez, afirmou que a política adotada pelo Governo do Estado de Goiás tem sintonia com o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. “A ampliação do programa pelo presidente Michel Temer auxiliou ainda mais as famílias do País. Estamos juntando os esforços para auxiliar aqueles que mais precisam”, disse.Perillo ainda afirmou que o déficit habitacional no estado é de 100 mil moradias. Com isso, a parceria visa diminuir esse número em 30% e proporcionar valores de habitações que sejam compatíveis com as condições dos cidadãos. “Dentro do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, identificamos, junto com a Caixa, o déficit habitacional que há em cada cidade, mas foi conversando com cada prefeito que vimos as principais demandas dos Municípios”, afirmou.

Presidente da FGM representou os Municípios goianos (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)


Haroldo Naves, que representou as prefeituras goianas durante a reunião, pontuou que as medidas para reduzir o déficit habitacional no estado auxiliará os gestores municipais em um dos principais problemas das cidades de Goiás. “O Governo do Estado, por meio da Segplan – Secretaria de Estado de Planejamento -, já colocou esse problema em uma das reuniões do Programa Goiás Mais Competitivo. Com essa assinatura, os Municípios goianos terão mais condições de resolver esse desafio”, afirmou.