Turismo

Lugares para descansar no Carnaval em Goiás

Cidades do interior que têm programação carnavalesca são, tradicionalmente, os destinos favoritos dos goianos pra passar o feriado mais animado do ano.  No entanto, não faltam opções pra quem quer passar essa data em um lugar mais calmo e com a natureza em volta.

Veja alguns destinos que são perfeitos pra você em Goiás:

Cavalcante

É o berço dos povos da Chapada dos Veadeiros. Ainda guarda a simplicidade e a riqueza das comunidades da região. Abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se concentram grandes quantidades de cachoeiras, rios, serras e cânions próprios para atividades ao ar livre. Localiza-se no destino o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do País, e diversas festas tradicionais com características únicas, entre elas, o Império de Nossa Senhora D’Abadia na comunidade Kalunga.

Teresina de Goiás

Não deixe que a pouca idade de Teresina de Goiás te engane: apesar de ter menos de 50 anos, a cidade esbanja história e cultura. O município mais novo da Chapada dos Veadeiros possui a riqueza cultural das comunidades Kalunga, belezas naturais de encher os olhos e 17 cachoeiras à disposição dos turistas. E para aqueles que sempre estão em busca de novidades, saibam que existe um novo horizonte pronto para ser explorado do outro lado da Chapada dos Veadeiros.

São João D’Aliança

Com clima ameno e agradável, bagagem em cultura e ecoturismo e passeios para ficar na memória, São João D’Aliança é uma cidade ainda tímida nos arredores de Brasília, apesar de ter no turismo um de seus maiores atrativos. Apesar de passar levemente despercebida pelos turistas, o local merece destaque: é repleto de belezas naturais como cachoeiras e cânions, possui uma comunidade remanescente de quilombo, e uma manifestação cultural muito forte da catira.

Alvorada do Norte

A charmosa cidade, apesar de contar com fonte de renda agropecuária, tem de tudo para o desenvolvimento no turismo: só faltam as visitas. Interligando a Área de Proteção Ambiental das Nascentes e Rio Vermelho, Área de Proteção Ambiental da Serra Geral e o Parque Estadual de Terra Ronca, o pequeno município tem um visual em seu entorno que chama a atenção, conquistando os viajantes que passam por lá com as belas serras que cruzam a região.

Salto do Itiquira

Conta com 168 metros de queda livre, sendo o maior salto do Planalto Central. O Salto está em uma reserva formada por corredeiras, mirantes, canyons e mais de 35 nascentes puríssimas de águas cristalinas, e é por isso que impressiona a todos que fazem uma visita. Além de tudo, tem uma infraestrutura completa que deixa o turista mais confortável: calçamento, pontes, bancos, sanitários, bebedouros, cascatas, poços para banho e estacionamento não serão um problema aos visitantes.

Cocalzinho de Goiás

Cercado por fauna e flora ricas em beleza típica do cerrado, Cocalzinho foi criada às margens do Rio Corumbá. A cidade é cortada por vários córregos e rios, e na região são produzidos vinhos que impressionam os apreciadores da bebida. Lá existe uma das áreas mais preservadas da Serra dos Pirineus. Ainda tem opções de grutas, cachoeiras e a Caverna dos Ecos (que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina).

Chapada dos Veadeiros

Criado em 1961 para proteger mais de 65 mil hectares de natureza típica do cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeirostambém foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação natural, o Parque tem grande valor científico e turístico, sendo um dos destinos mais incríveis do estado de Goiás.

Corumbá de Goiás

Em Corumbá, mesmo nos finais de semana, a atmosfera é tranquila, quase bucólica. O centro da cidade tem seu charme. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, com quase 300 anos de história, restaurada recentemente pelo Iphan. O Salto de Corumbá atrai turistas que buscam contato com a natureza e a prática de esportes ao ar livre. Destaque para as tradicionais Cavalhadas de Corumbá de Goiás, que são realizadas há mais de 50 anos durante a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha.

Mambaí

Com aproximadamente sete mil habitantes, encravado na divisa com a Bahia, no Nordeste Goiano, está localizado o município de Mambaí. Com 55 anos de emancipação política, Mambaí é guardião de alguns dos maiores tesouros naturais do Estado. São diversas cachoeiras, lagos, cânions e um conjunto de cavernas único, inserido nos calcários do Grupo Bambuí.

Fonte: Curta Mais

Get a prescription online