Educação Mobilidade Urbana e Trânsito Saúde

Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas realiza oficina visando a redução dos acidentes de trânsito nos municípios

O Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas em parceria com a Federação Goiana de Municípios, com a Universidade Estadual de Goiás através do Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV), Detran e SEDUCE, realizou na manhã de hoje em Senador Canedo a Oficina de Sensibilização de Gestores e Técnicos visando a redução dos acidentes de Trânsito.

O Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas de Goiás foi criado em 2012 como um colegiado composto por Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria das Cidades (SECIMA) e Universidade Estadual de Goiás (UEG) com o objetivo principal de contribuir na redução dos acidentes de trânsito no Estado. Desde então, vários estudos epidemiológicos, análises, propostas, oficinas, seminários, campanhas e diversas ações relacionadas à esse objetivo foram realizadas.

A grande problemática do trânsito e principalmente as consequências dos seus “acidentes” causam um enorme impacto financeiro sobre a setor saúde e deixam milhares de pessoas mortas ou com sequelas todos os anos no nosso Estado. Diante desse cenário preocupante, o Observatório elencou estrategicamente 10 cidades prioritárias de acordo com seu porte populacional, posição geográfica e sua respectiva taxa de mortalidade por acidentes de trânsito para a realização de Oficinas. As cidades são: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Cristalina, Goianésia, Jataí, Luziânia, Rio Verde, Senador Canedo e Uruaçu.

Eduardo (Observatório), Elaine Nicolodi (SEDUCE), Karla Kellem (FGM) e Fátima (Observatório)

O objetivo dessa Oficina é apresentar o cenário epidemiológico do município, promover discussões e acordos com os atores locais para que possam ser desenvolvidas ações intersetoriais para a redução da mortalidade por acidentes de trânsito.

A oficina contou com a participação de trabalhadores da saúde da Vigilância Epidemiológica/ Atenção Básica, SAMU, Bombeiros, PM, agentes de trânsito, secretários e lideranças locais.

A oficina foi um momento importante de reflexão sobre o trânsito do município de Senador Canedo e as principais causas destes acidentes. Os participantes presentes definiram a data do dia 21/03/2017 para uma nova reunião junto a Câmara do Município e demais Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Mobilidade e Meio Ambiente para a criação de um comitê que irá trabalhar em conjunto com ações que irão favorecer o município não só na redução dos acidentes o que impacta diretamente também na receita da saúde do município.

Get a prescription online