Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem sua área ampliada

O presidente da República, Michel Temer, assinou nesta segunda-feira (05/06) Decreto para ampliação de três unidades de conservação federais: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), Estação Ecológica do Taim (Rio Grande do Sul) e Reserva Biológica União (Rio de Janeiro). Além disso, o governo federal decretou a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos (Pará). Com a ampliação, o Brasil passa a contar com mais 282 mil hectares de áreas protegidas no Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e no bioma Marinho Costeiro.
O ato aconteceu no Palácio do Planalto, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, além de parlamentares e representantes de vários órgãos e instituições ambientais.
“As medidas hoje adotadas revelam que o nosso governo tem como um dos seus valores supremos a responsabilidade. Responsabilidade nos domínios fiscal, social, e como podemos ver, também no domínio ambiental. Estamos fortalecendo, significativamente, a preservação da nossa biodiversidade”, ressaltou Michel Temer.
Atualmente, o Brasil conta com uma área total de mais de 79 milhões de hectares de áreas de preservação ambiental em unidades de conservação federais. O número representa quase 10% de todo o território nacional.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Localizado no nordeste do estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será ampliado em quase quatro vezes o tamanho atual. Passará de 65 mil para 240 mil hectares. Com isso, a unidade de conservação consolida o título de Patrimônio Mundial, concedido à área em 2001, pela Unesco.
O Parque Nacional será composto por duas áreas descontínuas, cortadas pela BR 239. A maior delas, de 222 mil hectares, engloba toda a antiga área do parque, por onde passa o Rio Preto. A menor, de 18 mil hectares, inclui a região do Rio dos Macacos.
Além de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, que já eram abrangidos pelo Parque Nacional, os novos limites vão incluir partes dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança, formando com outras áreas protegidas da região e com o território quilombola Kalunga, um vasto mosaico de unidades de conservação.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um refúgio de espécies ameaçadas de extinção, como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul. Integrante da zona mais importante da Reserva da Biosfera do Cerrado e do corredor ecológico Paranã-Pirineus, a unidade abriga ecossistemas importantes, como campos rupestres, matas de galerias, matas ciliares, palmeirais, campos limpos e campos sujos.
O aumento da área de preservação permitirá ações de conservação mais efetivas, principalmente tratando-se dos grandes mamíferos, que necessitam de mais espaço para sobreviver. No caso da flora, outras espécies do cerrado passarão a ser incorporadas à unidade de conservação, como é o caso das matas secas (formação vegetal altamente ameaçada).
A ampliação do parque trará ganhos, também, para as atividades econômicas da região, em especial o ecoturismo. Em 2015, a unidade, que fica a cerca de 250 quilômetros de Brasília, recebeu quase 60 mil visitantes. Este ano, a expectativa é que o Parque Nacional receba 70 mil pessoas. Esses números devem crescer ainda mais com os novos atrativos que serão anexados com a expansão da área de preservação, entre eles, as cachoeiras do rio dos Macacos.