FGM realiza Webinar sobre finanças no início de mandato

A Federação Goiana de Municípios, mantendo seu papel ímpar de qualificar os gestores públicos municipais, realizou na quinta-feira (25) a Webinar: Finanças no início de mandato: Os 100 primeiros dias de gestão. O evento aconteceu de forma virtual, norteando os gestores à respeito de como estruturar sua secretaria de finanças/fazenda/economia, além de expor diferentes, e inventivas, maneiras de aumentar a arrecadação de verbas para os municípios. O curso foi ministrado pelo Economista e Consultor Técnico de Finanças da FGM e CNM, Eduardo Stranz, com a participação do Presidente da FGM, Cunha.
Tocando em pontos importantes para facilitar na gestão municipal, Eduardo Stranz colocou ações para ampliar as receitas do IPTU, como a planta genérica de valores, recadastramento, diferenciar alíquotas imóveis edificados e territoriais, licença de imóveis e isenções. O Consultor abordou sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS), que ele classificou como, “A esperança para todos os municípios”. O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) também foi abordado, principalmente relacionado em regularização e potencialização deste tipo de cobrança.  
Com maestria, o Consultor promoveu uma palestra participativa, na qual respondia perguntas e escutava as situações de cada município. “Agradeço a oportunidade, em nome da CNM, de participar da construção de um municipalismo mais forte. A FGM sempre muito solícita nestes convites de colaboração. O resultado é notabilizado nos avanços do estado de Goiás”.

O Presidente da FGM, Cunha, que participou das considerações do evento, destacou a parceria entre CNM e a FGM, além de lembrar da prudência para os gestores municipais. “Destaco que, os encargos de gestão e técnicos têm que andar juntos nestes contextos. Os Secretários não necessariamente tem que ser técnicos da área, mas devem se cercar de profissionais com este porte. Uma gestão de sucesso passa pelo profissionalismo e com conhecimento. Por isso, quanto mais as oportunidades de capacitação, maior serão as possibilidades para um célebre mandato”.
Acesse a apresentação completa
Fonte: FGM