Amanhã (01) acontece o “I Encontro Estadual na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Implementação dos Conselhos e Fundos Municipais da Pessoa Idosa”

  • por

Amanhã, 01 de outubro, acontece o “I Encontro Estadual na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Implementação dos Conselhos e Fundos Municipais da Pessoa Idosa”. O evento tem a finalidade de celebrar o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, cuja ação está prevista no projeto institucional “Conselho é de Lei!”. A transmissão será feita pela plataforma Zoom, a partir das 9h. Após o encerramento do evento o vídeo ficará disponível no canal da Esump no YouTube.

O webinar será promovido pelo Ministério Público de Goiás, por meio da Escola Superior (Esump-MPGO), do Centro de Apoio Operacional do MPGO (área de atuação em Políticas Públicas e Direitos Humanos-CAOPPDH/MPGO) e da Coordenadoria de Projetos Institucionais (MPGO); pela Federação Goiana de Municípios (FGM); e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS); Associação Goiana de Municípios (AGM); Receita Federal de Goiás; União dos Vereadores do Brasil – Goiás (UVB-GO); Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI-GO) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-GO). A web acontecerá com o apoio institucional da Longevida (Consultoria na área do envelhecimento).

Inscrições e certificação

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui.  Cada participante receberá seu link após a inscrição. A Esump informa ainda que haverá emissão de certificado pela participação no evento.

Programação

Serão realizadas quatro palestras na programação do webinar. O tema “A Importância do Conselho Municipal da Pessoa Idosa na Implementação das Políticas Públicas” será apresentado pela fonoaudióloga, Sandra Regina Gomes, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e Fundadora e diretora da Longevida; “A Receita Federal Solidária” será a temática abordada pelo delegado titular da Receita Federal do Brasil em Goiânia, José Aureliano Ribeiro de Matos, especialista em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

“O Papel do Profissional de Contabilidade na Implementação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e na destinação das doações a este Fundo” terá como palestrante, o professor universitário e presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, mestre em Contabilidade pela Fucape; e “Experiência do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa” será o tema abordado pelo assessor técnico do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Joinville-SC), Valmir Poli, pela secretária executiva do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Morrinhos-GO), Cristiane Teixeira Lima e pelo delegado regional do CRCGO em Morrinhos, Rogério Modesto Pereira.

O psicólogo e presidente do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa (GO), Wadson Arantes Gama, será o mediador do evento. Ele é mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Confira aqui cartaz da programação.

FGM e MP-GO