Até 31 de maio ferramenta de diagnóstico no sistema PDDE Interativo estará disponível para escolas públicas
No período de 27 de abril a 31 de maio de 2022, a ferramenta de diagnóstico do PDDE Interativo está disponível para todas as escolas públicas de educação básica do País.
A ferramenta apresenta informações e perguntas-chave que auxiliam as equipes escolares a refletir acerca de próprias realidades, identificar desafios e delinear estratégias que contribuam efetivamente para o aprimoramento do processo educativo. De acordo com o MEC, as perguntas estão organizadas em três eixos:
Eixo 1: Dimensões 1 e 2, relativas aos resultados dos estudantes e da escola.
Eixo 2: Dimensões 3 e 4, com os temas que podem sofrer intervenção direta da escola.
Eixo 3: Dimensões 5 e 6, temas que podem sofrer intervenção parcial ou indireta da escola.
Os conteúdos e as questões presentes na ferramenta relacionados aos temas dos eixos têm por objetivo auxiliar as equipes escolares no processo de análise dos contextos locais. A partir desse exercício, a proposta é identificar as potencialidades e fragilidades presentes em cada realidade e, por consequência, elaborar planejamentos consistentes, adequados às reais necessidades de cada unidade escolar, com direcionamento preciso para a superação das dificuldades observadas.
O diagnóstico do PDDE Interativo é um instrumento privilegiado de tomada de decisão, ele também é requisito essencial para a concretização dos repasses federais em 2022.
As equipes gestoras devem entrar no sistema PDDE Interativo, acessar o módulo “Gestão Escolar”, preencher o “Diagnóstico” e atualizar os “Dados de Unidades”, para validar as informações cadastrais da unidade, cadastrar os membros do “Conselho Escolar” e constituir o “Grupo de Trabalho”. Segundo o MEC, em breve, no site do PDDE Interativo estará disponível um manual com mais informações sobre a ferramenta de diagnóstico.
FGM e Undime-GO
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