Campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta Segunda Feira (7)

A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realizará a partir desta segunda-feira, 7 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, de forma seletiva. A estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população. Este ano, em Goiás, foram confirmados quatro casos da doença.

A primeira etapa, que segue até o dia 25, se destina à vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas ou com a caderneta de vacinação incompleta. O dia “D” de mobilização nacional será realizado em 19 de outubro.

Com o apoio da SES-GO, os municípios com cobertura vacinal contra o sarampo abaixo de 50% irão procurar as pessoas ainda não imunizadas para que elas possam receber a vacina. Segundo dados da Gerência de Imunização, sete cidades goianas apresentam baixa cobertura vacinal para crianças de um ano de idade: Faina, Flores de Goiás, Itapirapuã, Novo Planalto, Pilar de Goiás, Santa Rita do Araguaia e Teresina de Goiás.

Outros 17 têm o mesmo quadro em pessoas de 1 ano a 49 anos: Adelândia, Amaralina, Anicuns, Baliza, Ceres, Cidade Ocidental, Gameleira de Goiás, Itapaci, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Nova Glória, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Sanclerlândia, Santa Rita do Novo Destino, São João D’aliança e Uruana.

Em virtude do surto de sarampo no país e da importância da vacinação da faixa etária de 1 ano de idade, a Gerência de Imunização da SES-GO realizou o monitoramento dos faltosos por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI Web). Esta iniciativa permitiu elaborar um quadro com os nomes das crianças ainda não vacinadas, que será encaminhado para os municípios com cobertura abaixo de 50% para realização da busca ativa.

ANOTE

Primeira etapa
Período – 7 a 25 de outubro. Dia “D” em 19 de outubro.
Público alvo: Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias

Segunda etapa
Período – 18 a 30 de novembro. Dia “D” em 30 de novembro
Público alvo: População de 20 a 29 anos de idade

Fonte: Secretária Estadual de Saúde