Conselho Nacional de Saúde lança Manual para realização de Conferências em 2021

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou o Manual Básico para Realização de Conferências de Saúde 2021, que traz diretrizes aos conselheiros e conselheiras de Saúde dos Estados e Municípios e aos atuantes do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento auxilia também os gestores estaduais e municipais sobre como realizar uma Conferência mediante a pandemia do Coronavírus (Covid-19).
Segundo o Manual, a orientação é para que as atividades ocorram de forma virtual, com a atenção para que todas as pessoas tenham a oportunidade de participação e possam ser ofertados apoios e auxílios para o acesso aos ambientes virtuais.
Além disso, são ressalvadas as atividades como as pré-conferências virtuais ou semi presenciais, que podem ser realizadas ainda no primeiro semestre de 2021. Desta forma, pode-se cogitar a realização de conferências presenciais no 2º semestre de 2021 ou no 1º semestre de 2022, caso as condições sanitárias nacionais e locais permitam.
O documento reafirma informações quanto aos objetivos de uma Conferência, o passo a passo para sua realização e datas para o processo de planejamento. Também enaltece a importância do processo de paridade nas Conferências de Saúde, já que trata-se de um espaço democrático, devendo trazer em sua distribuição das vagas, representação de toda a sociedade, de forma equitativa.
Para acessar o documento na íntegra:
MANUAL BÁSICO PARA REALIZAÇÕES DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE 2021
Fonte: FGM e CNM