É publicada portaria que divulga valores de recursos anuais para Grupo de Atenção Primária da Saúde
Foi publicada, na última quinta-feira (18/05), a portaria GM/MS nº 622, que divulga os valores anuais de referência destinados ao cofinanciamento federal de recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde no Grupo de Atenção Primária repassados e a serem repassados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios no ano de 2023. Os montantes dispostos no documento totalizam mais de R$ 28 bilhões.
De acordo com o documento, o cálculo para os valores referentes às parcelas de janeiro a abril e de maio a dezembro do ano de 2023, foi feito com base no critério populacional, da capitação ponderada, do pagamento por desempenho, das ações estratégicas, do programa de informatização da Atenção Primária à Saúde e do Agente Comunitário de Saúde regulamentados. Já o critério para os estados, considerou apenas os entes que possuem equipes e serviços da Atenção Primária à Saúde – APS de gestão estadual cofinanciados pelo Ministério da Saúde.
É importante apontar que a SAPS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde) irá monitorar mensalmente o cumprimento das regras previstas nas normas vigentes que regulamentam a organização, o funcionamento e o financiamento das equipes, serviços, programas e estratégias, no que se refere à transferência mensal aos entes.
Todas as transferências serão feitas de forma regular e automática e serão atualizados mensalmente no e-Gestor Atenção Básica, sendo disponibilizados para consulta aqui.
Para ler toda a portaria, clique aqui. E, para ter acesso aos valores que serão destinados aos municípios goianos, clique aqui.
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas
12 set 2024
Encontro Anual de Gestores terá palestra de Gestão de Pessoas e Colare, faça já sua inscrição
11 set 2024
Pneerq: membros da governança da política terão bolsas
11 set 2024
Programa Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores
11 set 2024