FGM, AGM e Governo do Estado debatem as flexibilizações adotadas pelos município

O Presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves e o Vice Presidente da Associação Goiana de Municípios Kelson Vilarinho, estiveram na tarde desta segunda-feira, 27, em uma reunião por videoconferência com o Governador do Estado Ronaldo Caiado discutindo sobre as flexibilizações adotadas pelos municípios diante do novo decreto.
Aos presidentes das entidades, Ronaldo Caiado, pediu que as entidades municipalistas oriente os gestores públicos nas flexibilizações que estão realizando. “Estamos em um índice aceitável de isolamento que vem caindo consideravelmente. Por termos um serviço de saúde capaz de atender a demanda é necessário adotar cautela na abertura dos comércios pois precisamos manter o isolamento controlado.
Com isso o governador reafirmou o pedido aos municípios de seguir o decreto estadual e flexibilizarem o que foi sugerido pelo Estado: “Realizamos um estudo com a Universidade Federal de Goiás (UFG), além de dados das secretárias para a elaboração desse decreto. Por isso a adoção dele pelos municípios seguem todos os critérios técnicos”.
Em sua fala, Haroldo Naves, ressaltou aoo governador que a FGM estará orientando os Prefeitas e Prefeitas a seguirem o decreto estadual na maioria dos pontos. “Sabemos que os Prefeitas e as Prefeitas vem sofrendo pressão a todo momento dos comerciantes e produtores. Além disso com a maioria do comércio fechado uma cadeia de desemprego está surgindo, mas sabemos da necessidade de manter o isolamento social pois é a medida mais eficaz de combate a COVID 19”.
O Presidente da FGM, também sugeriu ao governador Ronaldo Caiado que o governo do estado disponibilize aos municípios spots sobre a necessidade do isolamento social e dos cuidados como uso de máscara e higienização das mãos para serem vinculadas nas rádios comunitária e demais emissoras. A FGM também pediu que fossem feitos vídeos com as principais lideranças políticas ressaltando a necessidade de manter os cuidados contra a COVID 19. Todas as propostas foram atendidas pelo governador e serão elaboradas pela secretária de comunicação do governo estadual.
Também ficou acordado que será elaborado um documento do governo estadual em conjunto com a FGM e AGM  aos municípios com os principais pontos que devem ser estabelecidos para que o Estado de Goiás possa continuar a manter o nível controlado de casos do coronavírus