FGM apoia campanha para estimular as mulheres a denunciarem casos de violência doméstica

O Governo de Goiás lançou na última segunda-feira (30/11) nova campanha de conscientização para estimular as mulheres a denunciarem casos de violência doméstica. A iniciativa partiu da Secretaria de Estado da Comunicação e tem como objetivo demonstrar que existe no Estado uma rede de apoio às vítimas, que devem fazer a denúncia de seus agressores por meio do telefone 180 ou do aplicativo Goiás Seguro.


Em 2020, devido ao isolamento social, o número desse tipo de crime aumentou em todo o Brasil sendo necessário uma política pública para esta causa. Em Goiás, o Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra Mulher, em vigor desde 2019. Dentre as ações implementadas estão o Alerta Maria da Penha, que funciona dentro do app Goiás Seguro; o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; a ampliação das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam’s); e a inauguração da Sala Lilás, de âmbito da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, criada para realização, de maneira humanizada, de exames de corpo de delito em mulheres vítimas de agressão e muitas outras propostas.
O Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda garantiu que é preciso conscientizar a todos de que no século 21 não se pode mais aceitar isso. “Não vamos desanimar em tentar impedir os delitos ou reprimir os responsáveis pelos já cometidos.” A Presidente do COEGEMAS, Fabiana Ciciliano ressaltou a importância de ações como essa para a segurança da mulher. “Antes de ser política sou mulher e, como mulher, me sinto representada e com esperança que esse tipo de violência diminua”.
FONTE: FGM com informações da Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás