FGM comparece ao Acolhimento aos Gestores do Cosems e visita Prefeitos da região Centro Sudeste

A Federação Goiana de Municípios (FGM), em outra oportunidade, juntou-se aos Secretários de Saúde da Macrorregião Centro Sudeste para participar na terça-feira (2), de mais uma reunião de Acolhimento de Gestores, em Caldas Novas. O evento contou com a participação do  presidente da FGM, José de Sousa Cunha; o Secretário de Saúde de Caldas Novas, Pastor Ângelo Silva, além do vice-prefeito de Caldas Novas Silio Junqueira. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Venerando Lemes de Jesus, do Deputado Estadual Coronel Adailton, além da Diretoria e dos assessores técnicos do COSEMS Goiás.

O presidente da FGM, José Cunha, pontuou a importância do trabalho de regionalização no entendimento de quais são as demandas de saúde do município. “Cada dia mais, devemos oferecer serviços de saúde de qualidade à população e a FGM, em parceria com o COSEMS Goiás, ressalta o foco municipalista da gestão pública em Saúde”, ponderou.
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, é muito importante que entidades como a FGM participem e caminhem ao lado dos secretários de saúde. “É importante sermos municipalistas pois tudo acontece no município, então firmar parcerias fortalece e evidencia os serviços de saúde prestados à população”, declarou. O presidente declarou também que os gestores devem entender a importância em se trabalhar junto aos Conselhos Municipais de Saúde como forma de assegurar a proficiência da gestão em saúde.
A presidente do COSEMS Goiás, Veronica Savatin, apresentou aos presentes outras parcerias institucionais importantes que o Conselho tem edificado, incluindo o diálogo aberto com o Ministério Público de Goiás. “Esse diálogo permitiu que os promotores entendessem o funcionamento do SUS, a lógica da regionalização, de quem é a obrigação dos serviços, como a Atenção Básica, e como se dá o fluxo de saúde”, explicou.
O Acolhimento de Gestores segue na próxima quinta-feira (4) para Rio Verde, na macrorregião Sudoeste, e encerra a programação na segunda-feira (8) em Goiânia, na macrorregião Centro Oeste. Inscreva-se no site do evento e participe.

Visita aos Municípios 

Cumprindo o papel acolhedor da entidade, a Federação Goiana de Municípios visitou alguns municípios da região para a entrega dos Kit Brindes 2021/2024 e renovação do comprometimento  junto a entidade municipalista.

 
O primeiro a ser visitado foi o Prefeito de Marzagão, Solimar Cardoso que mostrou muita força de vontade em realizar um célebre mandato.
 
 
 

 
Em sequência visitamos um dos fundadores da FGM, o Prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme que retorna a posição de gestor municipal com a missão de trazer progresso para sua população.
 
 
 

 
 
Seguindo as visitas, o Presidente da ASGM e Prefeito de Professor Jamil, Ney Novais recebeu  a Federação com muita gentileza, além da entrega do Kit Brinde, foi feita a renovação da filiação.
 
 
 

 
 
Na última parada, reunimos com o jovem Prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior que demostra toda sua estima em criar laços com a FGM.
 
 
 
Fonte: Assessoria de comunicação FGM e COSEMS – GO