FGM comparece em outra edição do evento Acolhimento de Gestores do Cosems

Confirmando a parceria com o Consellho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems GO) a Federação Goiana de Municípios (FGM) compareceu a outra edição do evento Acolhimento de Gestores Municipais de Saúde 2021.  A atenção Primária à Saúde foi um dos temas destaque do segundo dia do Acolhimento de Gestores 2021, realizado em Ceres na quinta-feira, 26.

Na abertura do evento, o Presidente da FGM, Cunha destacou que a união e o anseio de dias melhores têm que ser mantidos. “Imaginamos que o ano começaria diferente. Temos que ser resilientes quanto a espera de dias melhores, mas não podemos ficar parados. Juntos podemos criar políticas públicas de enfrentamento ao Coronavírus, e a segunda onda, garantindo que a população fique segura”.

A presidente do Cosems Goiás e secretária de saúde de Chapadão do Céu, Veronica Savatin, ressaltou que “Quando olhamos para a APS de forma ordenada, diminuímos o fluxo nas redes de urgência e emergência. O gestor precisa então  conhecer as necessidades de saúde da sua população, o plano de governo do prefeito eleito e chamar a participação do Conselho Municipal de Saúde e as redes de atenção a saúde”, ponderou a gestora.

A assessora técnica do Cosems Goiás, Carla Guimarães, reforçou essa importância durante sua apresentação sobre o Previne Brasil. “Todos os gestores precisam fortalecer a APS para que ela de fato atenda às necessidades de saúde da população”.  Complementando a programação matutina, a 1ª vice-presidente do Cosems Goiás, Andréia Abbes (SMS São João d’Aliança) apresentou a linha do tempo de responsabilidades dos gestores. O cronograma de execução do SIOPS (Sistema de Informações do Orçamento Público em Saúde em Saúde), além das Leis Orçamentárias e as obrigações contábeis dos secretários de saúde foram detalhados aos gestores presentes.

A programação do evento contou ainda com a participação online da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. O secretário Ismael Alexandrino explanou sobre a organização do Sistema Único de Saúde e os subsecretários reiteraram o tema, trazendo detalhes sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde no estado de Goiás, como as Policlínicas e os hospitais Cofinanciados. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, apresentou a estrutura do departamento aos gestores. Ela destacou a importância de identificar o perfil epidemiológico do município, pois somente o diagnóstico dessa realidade permitirá definir as ações a serem realizadas em seu território. “Se a gente executa sem base, o impacto não será o esperado. Vejam suas equipes e trabalhem primeiro traçando o perfil epidemiológico da sua cidade para saber onde trabalhar primeiro”, frisou.

Também estiveram presentes o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Venerando Lemes de Jesus, do Deputado Estadual Coronel Adailton, além da Diretoria e dos assessores técnicos do Cosems Goiás e as Apoiadoras da macrorregião.

Confirmação da parceria 

Na oportunidade, o Presidente da FGM, Cunha premiando o Cosems pela parceria com a entidade, entregou a Presidente Veronica Savatin o Kit Brinde 2021/2024. “Este presente vem de encontro a tudo que representa esta parceria. A Presidente não poupa esforços para a capacitação dos secretários municipais de saúde e fazendo isso ajuda nas gestões dos prefeitos. A pasta da saúde é a mais importante da adminstração pública e está em grande relevância, a FGM vislumbra que parcerias construtivas só tendem a construir o progresso municipalista”.
Fonte: Assessoria de comunicação FGM e Cosems