FGM conquista parceria com a UFG em aplicativo de mapeamento do desmatamento

A Federação Goiana de Municípios (FGM) na presença do Presidente, Cunha, em busca de novas parcerias, participou, de uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira Brasil, abordando sobre o projeto de Mapeamento do Cerrado (Plataforma Cerrado Dpat ) dentro dos municípios.
Desenvolvida pela UFG, a plataforma reúne os dados de desmatamento e áreas susceptíveis detectados pelos programas Prodes e Deter Cerrado, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o ano 2000.
O programa é online e gratuito, sendo assim poderá atender as necessidades de mapeamento de cada município Goiano inseridos no bioma Cerrado. O objetivo da ferramenta é oferecer aos gestores municipais os dados confiáveis para a gestão ambiental.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, agradeceu a participação do presidente da FGM, ao se disponibilizar para a evolução e inovações que poderão ajudar nos mandatos de cada prefeito(a), através da nova plataforma. “Essa ferramenta é poderosíssima e vai ajudar a apontar caminhos no duplo dilema enfrentado pela nossa região: preservar as nascentes e a biodiversidade, evitando a devastação do Cerrado e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção de alimentos, que também é muito marcante na nossa região”.
O presidente da FGM, Cunha, agradeceu a receptividade do reitor e enalteceu a importância do projeto, “A plataforma pode ser usada em prol dos municípios e facilitar a vida dos prefeitos goianos, no mapeamento, onde podemos analisar áreas mais atingidas por queimadas e o desmatamento”, conclui o presidente.
Fonte: FGM