FGM e FIEG lançam plataforma de retomada segura do comércio local para os municípios goianos

A Federação Goiana de Municípios em parceria a Federação das Industrias do Estado de Goiás e com o Instituto Euvaldo Lodi  lançaram na manhã desta sexta-feira, 05, uma parceria para adesão dos 246 municípios goianos da “Plataforma Retomada Responsável dos Negócios em Goiás”.  Na oportunidade, inúmeros municípios estiveram presentes ouvindo as orientações da FIEG e do IEL.
O Presidente da FGM, Cunha, parabenizou as entidades na pessoa do Presidente Sandro Mabel pela parceria que irá beneficiar todos os municípios, “A Ferramenta disponibilizada pela FIEG E IEL proporcionará aos municípios um grande avanço. Com toda a tecnologia da informação, presente na plataforma teremos mais segurança em realizar a flexibilização do nosso comércio local, alinhando saúde e economia”.
Presidente da FIEG, Sandro Mabel, ressaltou que em um momento de pandemia, em que o Covid 19 atinge a todos os municípios, “As nossas indústrias, empresas, o nosso comércio está localizado nos municípios, não era justo deixarmos os nossos municípios sem esse atendimento. O nosso objetivo é a retomada responsável da nossa economia, preservando vidas e empregos”.
A parceria foi ainda proporcionada na gestão do ex Presidente Haroldo Naves, que há considerou como um grande avanço para os municípios, “Nas cidades pequenas, as Prefeituras não tem estrutura nem recurso para aplicação de uma tecnologia fundamental para que possamos de forma responsável voltar a nosso cotidiano. Nesta parceria a FGM proporcionará a todos uma plataforma eficiente e gratuita”.

A Ferramenta é disponibilizada para todos os municípios goianos. Adesão pode ser feita na sede da Federação Goiana de Municípios, localizada na Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3999-7450.

O QUE É A PLATAFORMA

Parte do Projeto para Retomada Responsável dos Negócios, uma plataforma responsiva foi desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), uma das entidades que integram o Sistema Fieg. Ela é usada por meio de telefone celular, desktop, tablet e notebook e estabelece protocolos sanitários necessários à saúde e segurança no ambiente de trabalho, cruzando informações cadastrais das empresas com dados das Secretarias de Saúde para a liberação do retorno ao trabalho mediante o cumprimento de exigências das autoridades de saúde.
O sistema permite que as empresas possam ter autorização de funcionamento de sua atividade econômica por meio de um termo de compromisso, que deve ser impresso e assinado. Nesse documento, a empresa tem de atender a uma série de requisitos sob pena de sofrer sansões determinadas por lei, caso os mesmos não sejam cumpridos. O empresário deve acessar o sistema, fornecendo um e-mail previamente cadastrado e o CNPJ de sua empresa. O programa filtra a atividade econômica, a região e a operação de acordo com a permissão determinada pelo governo do Estado em conjunto com entidades empresariais.
Após a validação de todos os dados, se a empresa se enquadrar nos parâmetros, será disponibilizado para impressão o termo de compromisso personalizado e que deve ser assinado pelo responsável e afixado em local visível.

Acesse o material gráfico da apresentação aqui

Veja o vídeo de apresentação da plataforma