FGM participa do evento de lançamento do Programa Expresso, do Governo Estadual

O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Cunha participou, nesta segunda-feira (17), do evento de lançamento do programa Expresso. Desenvolvido pelo Governo de Goiás, o objetivo é ampliar canais de atendimento, com a oferta de 721 serviços, sendo 68 completamente digitais, podendo ser realizado em canais como terminais de autoatendimento, site, aplicativo para celular e balcões distribuídos pelo interior do Estado. O edital de chamamento às Prefeituras que visa disponibilizar os balcões, será publicado ainda esta semana.


 

Cunha observou como um grande avanço aos municípios, vide que os solicitantes poderão disponibilizar balcão de atendimento com oferta dos serviços digitais, com atendente da própria prefeitura, que será selecionado e capacitado com apoio da Secretaria da Administração. “Todo e qualquer programa que leve celeridade e desenvolvimento aos municípios será defendido pela FGM, estamos felizes por representar os prefeitos e prefeitas nesta solenidade tão importante”.

Em seu momento de fala o Governador Ronaldo Caiado destacou o direcionamento do programa. “O foco é dar mais agilidade para o cidadão. Retirando a população das filas longas e dar algo rápido e que traga qualidade de vida”. Apesar de alguns dos serviços mencionados, como a retirada de boletos do Ipasgo, já serem fornecidos em aplicativos próprios, a intenção é fazer com que tudo se concentre em um lugar só. Desse modo, o objetivo é que a quantidade de serviços disponibilizados pela ferramenta inclua todos hoje oferecidos pelo Vapt Vupt, mas os ultrapasse, contendo também outros que sejam fornecidos através de parcerias com as Prefeituras de Goiás, sindicatos e demais instituições.

 

 

No lançamento, o secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, essa é uma das ações estruturantes que, apesar de ter levado um tempo maior de planejamento, contam com benefício a longo prazo. Como aspecto de comparação, o vice-governador do Estado, Lincoln Tejota, caracteriza o Vapt Vupt, como uma plataforma transitória.

O secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, ainda acrescentou que esses serviços utilizarão a mesma plataforma de identificação do usuário que é usada pelo Governo Federal. Assim, uma vez criado o login para qualquer uma delas, é possível utilizá-lo em qualquer um dos serviços. A plataforma foi desenvolvida a partir de uma desenvolvida por meio de parceria entre as Secretarias da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Casa Civil, sob coordenação da Governadoria (SGG).


 
FGM