FGM, Prefeitos e Governo Estadual reúnem-se para alinhamento da disparidade do número de registro de vacinas nos municípios

Durante a manhã dessa quinta-feira (08), o Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Cunha participou de uma reunião virtual junto ao Governador Ronaldo Caiado, o Secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, Prefeitos e secretários municipais de saúde. A reunião teve como foco a extrema importância de registrar as vacinas aplicadas na plataforma do Ministério da Saúde. A FGM se posicionou em defesa dos líderes municipais destacando o árduo trabalho no enfrentamento à Covid-19.
Devido ao desacordo de informações entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e municípios goianos em relação ao cadastro de vacinação, a quantificação e divulgação do número real de imunizados tem sido comprometido. De modo que os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e reproduzidos pela imprensa acabam não representando a realidade da vacinação no Estado de Goiás. A FGM alerta para este tema a fim de evitar a responsabilização dos Líderes municipais, que no entendimento da entidade, vêm fazendo um exímio trabalho no combate à Covid-19.

Ronaldo Caiado enfatizou a necessidade dos municípios de manterem tanto atualização como a segurança dos estoques das vacinas. Além disso, o Governador ressaltou a importância da realização de campanhas de conscientização, a serem efetuadas por prefeitos e secretários da saúde, em prol da importância da aplicação da segunda dose. Ainda durante a reunião, o Governador recebeu um lote com cerca de 136 mil vacinas que chegou na SES-GO.
Em seu momento de fala, o Presidente Cunha ressaltou o árduo papel dos líderes municipalistas. “Corroboro com a visão do Estado em relação à necessidade de atualização, mas destaco a difícil missão dos Prefeitos e Prefeitas. A crise sanitária vem trazendo diversas outras adversidades, entre elas a segurança pública e a crise financeira. Os Gestores, com toda certeza, estão fazendo o melhor para o seu município”.

No decorrer da reunião, o Ismael Alexandrino, deixou clara a preocupação do governo em relação à diferença dos dados de vacinas contra a Covid-19 diariamente aplicadas e registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) na base do Ministério da Saúde. E informou que os municípios que não atualizarem o número de doses aplicadas no sistema podem receber menos doses nas próximas levas, pelo fato que ainda constam vacinas em estoque no sistema.
Diante desses acontecimentos, o Presidente da FGM mobiliza os gestores goianos para que essa desatualização do registro nas bases de dados do Ministério seja sanada com a maior brevidade, para que dados falsos não possam prejudicar o combate contra a Covid-19 e a integridade das administrações municipais.
Fonte: FGM