FGM representa os municípios na reunião virtual da Seduc sobre o Regime de Colaboração

A Federação Goiana de Municípios (FGM), foi a representante do movimento municipalista no evento virtual Intitulado “O Regime de Colaboração e o Fortalecimento do Processo de Ensino-Aprendizagem no Território Goiano”. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), na sexta-feira (26), onde foi discutido a importância da colaboração entre o Estado e os municípios no âmbito da Educação Básica.
Participaram o Presidente da FGM, Cunha; o Governador Ronaldo Caiado; o Vice-Governador Lincoln Tejota, a Primeira dama de Goiás, Gracinha Caiado, a Secretária de Educação, Fátima Gavioli; além de prefeitos, secretários municipais de Educação, coordenadores regionais de Educação, representantes do Governo de Goiás e equipes da Seduc.
Contribuições
Uma das contribuições do evento foi a da equipe do Movimento Todos Pela Educação. Segundo a Analista de Relações Governamentais Executivo da organização, Brenda Prata, a apresentação foi pautada pelo lançamento do documento Educação Já Municípios, que traz uma série de recomendações para a gestão educacional e defende o fortalecimento do regime de colaboração.
Apresentação – Claudia Costin
“Neste (documento), evidências demonstram que essa atuação colaborativa é a melhor forma de implementar políticas públicas educacionais bem-sucedidas”, ressaltou Brenda.
Educação Já Municípios – Contribuições para o debate sobre políticas educacionais no contexto das eleições de 2020
Ao todo, 500 exemplares do “Educação Já Municípios” foram doados à Seduc e serão distribuídos aos municípios.  As principais recomendações e orientações trazidas por esse, no entanto, foram apresentadas pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, durante o evento da Seduc.
Educação Já Municípios – Recomendações para o plano de reabertura das escolas nas novas gestões municipais
Parceria nos anos iniciais
Veveu Arruda, diretor-executivo da Asssociação Bem Comum e ex-prefeito de Sobral/CE, também esteve entre os participantes do evento.
Conhecido por implementar uma política de alfabetização eficiente durante sua gestão como prefeito, Veveu Arruda tem atuado, desde o ano passado, na estruturação de um regime de colaboração voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvido pela Seduc, o programa terá como um dos principais objetivos a garantia da alfabetização na idade certa.
Apresentação – Veveu Arruda
Adesão ao SIGE
No encontro on-line foi apresentado a cartilha  que tem por objetivo orientar as Secretarias Municipais
de Educação à respeito da Adesão ao Sistema de Gestão Escolar (SIGE). Segundo o Secretário do SIGE, “É importante que todos os procedimentos sejam seguidos para que haja sucesso na implantação do Sistema na rede municipal, por isso procuramos ser o mais claro possível em todas as etapas.”
Manual de adesão do Sistema de Gestão Escolar (SIGE)
Fonte: FGM e Seduc