FGM, SEBRAE e MAPA reúniram-se para discussão dos Serviços de Inspeção e Consórcios Municipais

A Federação Goiana de Municípios (FGM), participou de reunião promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para a discussão do Selo Arte, Serviços de Inspeção (federal e municipal) e Consórcios Municipais. As elucidações técnicas ficaram a cargo de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mais de 130 expectadores entre técnicos e gestores participaram do encontro on-line.
Em debate participativo, as explanações técnicas ficaram com a Coordenadora Geral de Produção Animal do MAPA, Marcella Teixeira; Auditor Fiscal Federal Agropecuário do MAPA, Plínio Leite Lopes e o Coordenador Geral de Inspeção do DIPOA/SDA/MAPA, Alexandre Campos. A intenção da reunião foi a busca conhecimentos, para um melhor suporte aos municípios.
A Coordenadora de Produção Animal, Marcella Teixeira falou sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), passando pela regularização dos produtos de origem animal e dos estabelecimentos e a Ampliação dos comércios. Marcela explica que os serviços de inspeção e fiscalização tem que ser feito por um médico  veterinário formado, além de ressaltar que produtos de origem animal devem passar pelo procedimento. Plínio Lopes explanou sobre a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), que seria uma alternativa para a comercialização nacional. Sendo obrigatório uma portaria no diário oficial da União, para a adesão.
O Coordenador Geral de Inspeção, Alexandre Campos além de explanar sobre os consórcios municipais, expondo um material de grande valia para os municípios (para acessar a apresentação na íntegra, clique aqui). O Coordenador ainda destacou o Serviço de Inspeção Federal, que está diretamente ligado ao Ministério da Agricultura, “Ressalto que o SIF deve ser exigido em atividades de importação e exportação”, ressaltou Alexandre.
A área técnica da FGM, tem proposto ao municipalismo goiano capacitações e oportunidades para o progresso em relação ao SIM, entendemos a importância do sistema e nos colocamos à disposição para elucidar sobre as dificuldades.
Fonte: FGM