Governo Federal disponibiliza plataforma de teleconsulta psicológica para profissionais da saúde

Ministério da Saúde apoia grupos de universidades pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e cria plataforma que vai auxiliar os profissionais da saúde a lidar com as pressões e os problemas mentais ocasionados devido a pandemia. A plataforma já está em operação e traz a oportunidade de ofertar teleconsulta em âmbito nacional para profissionais de saúde envolvidos no contexto da infecção da covid-19.
O tema foi tratado durante Roda de Conhecimento da CNM, desta terça-feira, 9 de junho, que trouxe a plataforma que vai auxiliar os profissionais a lidar com as pressões e os problemas mentais. No dia a dia, temos milhares de pessoas na linha de frente adotando uma série de medidas para cuidar da saúde daquelas pessoas acometidas pelo novo coronavírus (Covid-19). São profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros que, ao todo, somam mais de 3 milhões de cadastrados no país. Desses, 1,5 milhão, ou seja 50%, são cadastrados para atuar nos Municípios.
A Federação Goiana Municípios, informa que a plataforma foi disponibilizada pensando na saúde mental dos diversos profissionais de saúde que estão à frente combate à Covid 19. Pensando na pressão que os trabalhadores passam é muito grande e a procura pelos serviços de saúde aumentou muito, principalmente na porta de entrada do SUS, que são as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os principais sintomas que podem ser observados estão sintomas depressivos, ansiedade, aumento da irritabilidade e o esgotamento emocional com manifestações frequentes.
Sobre a Plataforma
Denominada Telepsi, a plataforma já está em operação e traz a oportunidade de ofertar a teleconsulta em âmbito nacional para profissionais de saúde envolvidos no contexto da infecção da covid-19. Todo e qualquer profissional de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) pode fazer uso da plataforma. Para tanto, basta entrar em contato pelo número 0800-644-6543 e digitar a opção 4.
Será feito uma triagem, o interessado vai responder algumas perguntas sobre fatores protetivos e de risco em saúde mental que vai gerar um placar. Este tem como objetivo mostrar como a pessoa já está lidando em relação a temas de saúde mental. A ferramenta pode disponibilizar 10 mil horas de atendimento psicológico e psiquiátrico. Com 14 dias em funcionamento, o projeto já contou com 265 participantes que demonstraram interesse. Desses, 189 preencheram as escalas de avaliação e foram encaminhados para tratamento.
Nesta plataforma também está disponível para os profissionais da saúde cursos de capacitação e formação. E um programa estruturado que traz série de vídeos de psicoeducação que orientam os profissionais baseados em evidência e estratégias para lidar com diversos problemas. Durante a capacitação pode ser registrada  291 profissionais já treinaram, baixaram os manuais estudaram, assistiram aos vídeos, fizeram uma prova e obtiveram um certificado para fazerem a modalidade de atendimento.
Para a implementação da plataforma, o Ministério da Saúde investiu recursos na ordem de R$ 2,3 milhões, que possibilitou a contratação e capacitação de profissionais para garantir os atendimentos.
Fonte: FGM com dados da CNM.