Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Governo lança programa Adote um Parque

Publicado em 10/fev/2021


O programa Adote um Parque foi lançado, na terça-feira (9), no Palácio do Planalto, pelo Presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa busca atrair recursos para custear a conservação e manutenção das unidades de conservação federais de todo o país. Nesta primeira fase, o programa beneficiará 132 parques da Amazônia Legal, o que representa cerca de 15% do território de toda a Amazônia. O Brasil possui, atualmente, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 334 unidades de conservação federais, várias delas com potencial turístico.

Com a ação, pessoas e empresas nacionais ou estrangeiras poderão contribuir com a proteção legal do meio ambiente. “O Brasil é o país que mais preserva seu meio ambiente. Em muitos países não se fala em mata ciliar, reserva legal. Nós temos tudo isso. A nossa Bacia Amazônica, não pega fogo. No passado, ela foi muito ampliada, região Amazônica, por questões de interesses de estados, de regiões, para conseguir benefícios. Mas é igual aquela família grande, é bacana quando todo mundo torce para o mesmo time”, afirmou o Presidente.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, ao adotar um parque, o interessado se compromete, por um período de um ano, a pagar R$ 50 ou dez euros por hectare de terra. A área desses parques varia entre 2.574 e 3.865.172 hectares, permitindo diferentes níveis de investimentos. Esses recursos serão aplicados, por exemplo, em ações de combate a incêndios, desmatamentos e também em recuperação de áreas degradadas, reconstrução de cercas e pontes.

Quem já adotou o programa

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que a primeira empresa a adotar uma unidade de conservação na Amazônia, por meio do programa, foi o Carrefour. A rede de supermercados adotará o parque Resex do Lago do Cuniã, em Rondônia. A unidade, que tem 75,87 mil hectares, receberá R$ 3,7 milhões de investimento.

“Olha, nós não temos condições, por questões econômicas, de atender nessa área. Venha nos ajudar. E uma empresa francesa foi a primeira que apareceu. Isso obviamente, é um marco para nós”, comemorou o Presidente.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os interessados em participar do programa Adote um Parque serão reconhecidos como Parceiros da Amazônia e firmarão o Termo de Doação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As doações são enviadas pelo doador diretamente às Unidades de Conservação, gerando transparência total e a garantia de que os serviços e produtos repassados de fato chegarão ao local.

Áreas de conservações em Goiás:

Floresta Nacional de Silvânia

https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/4039-floresta-de-silvania

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html

Parque Nacional das Emas

https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/204-parque-nacional-das-emas

 

Fonte: Governo Federal


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios