Ministério da Cidadania lança tutorial para inscrição no CNEAS

Ministério da Cidadania lançou tutoriais em vídeo para auxiliar gestões municipais no preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). A série pretende auxiliar entidades de assistência social, os tutoriais, disponíveis no canal da Rede SUAS no Youtube, foram preparados pelo Departamento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).

O Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social tem o objetivo de armazenar dados sobre as entidades de assistência social e sobre os serviços e programas oferecidos. O CNEAS é também um reconhecimento das Organizações da Sociedade Civil no SUAS, que permite às entidades a realização de parcerias com o órgão gestor municipal e o recebimento de recursos por meio de emendas parlamentares, além de torná-las aptas para a aquisição da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Para estar no CNEAS, as organizações devem estar inscritas no Conselho Municipal ou Distrital de Assistência Social.

Com o passo a passo detalhado para preenchimento e atualização dos dados, o objetivo da iniciativa é facilitar o trabalho das equipes das gestões municipais. O CNEAS é uma ferramenta de gestão, estruturada como um banco de dados conectado em rede, que tem o objetivo de armazenar informações sobre as entidades de assistência social e sobre os serviços, programas e projetos socioassistenciais oferecidos.

Para ter acesso a playlist dos vídeos do CNEAS, clique aqui. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a equipe técnica do departamento por meio dos comentários de cada vídeo.

FONTE: Assessoria de comunicação FGM e Ministério da Cidadania