Ministério da Saúde divulga critérios para adoção de Hospitais de Campanha

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 16, os critérios técnicos para a implantação de Unidade de Saúde Temporária para assistência hospitalar – HOSPITAL DE CAMPANHA – voltadas para os atendimentos aos pacientes no âmbito da emergência pela pandemia da COVID-19.
A Federação Goiana de Municípios ressalta que implantação dos Hospitais de Campanha consiste em uma das estratégias, em caráter excepcional e temporário, que podem ser utilizadas para ampliação e organização da oferta de leitos e deverá fazer parte dos Planos de Contingência elaborados pelos governos municipais para o enfrentamento à COVID-19.
Para o Municípios é necessário a adoção de uma série de estratégias e pontos de como devem ser estruturados esses estabelecimentos hospitalares. A FGM lembra aos municípios que O Hospital de Campanha deve contemplar espaço físico, equipe assistencial e de apoio técnico, equipamentos médico-hospitalares, mobiliários e insumos, condizentes com as atividades a serem realizadas.
O cadastro dos Hospitais de Campanha para enfrentamento da Covid-19 devem ser realizados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, os gestores Estaduais, do Distrito Federal e dos Municípios deverão seguir as orientações da Coordenação Geral de Sistemas de Informação em Saúde (CGSI/DRAC/SAES/MS) disponível no endereço eletrônico: https: // wiki.saude.gov.br/cnes/ index.php/Orienta%C3%A7%C3%B5es_CNES_-_COVID-19.

Acesse a portaria completa aqui

 
Assessoria de Comunicação da FGM, por Pedro Fellipe