Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Ministério do Meio Ambiente institui o Programa Cidades+Verdes

Publicado em 22/set/2020


Foi publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, nessa terça-feira, 22, a Portaria Nº 504, de 21 de Setembro de 2020 que Institui o Programa Cidades+Verdes e o Cadastro Ambiental Urbano – CAU. O programa busca criar, ampliar, recuperar e integrar áreas verdes urbanas.

O Programa Cidades+Verdes será implementado pelo Ministério do Meio Ambiente e poderá contar com o apoio de Estados e Municípios. Ele vai estabelecer diretrizes, indicadores, categorias e tipologias para o planejamento, implantação e monitoramento de áreas verdes urbanas. Tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida nas cidades, valorizando a prestação de serviços ecossistêmicos dessas áreas.

Para mais informações sobre o programa, o mesmo estará disponível no site do Ministério do Meio Ambiente:

www.mma.gov.br

Cadastro Ambiental Urbano – CAU

O Programa foi lançado e já faz sua primeira entrega concreta: o Cadastro Ambiental Urbano (CAU). 100% digital, o CAU é um aplicativo que inclui a ficha completa de cada área verde urbana cadastrada, a possibilidade de avaliação delas pelos usuários e a função alerta, que permite ao cidadão enviar um aviso para a gestão municipal buscar melhorias e soluções para eventuais problemas encontrados em áreas verdes da sua cidade.

O cadastramento será realizado em dois módulos,  o CAU Gestor e o O CAU Cidadão. O Gestor é um cadastro de responsabilidade, por parte dos municípios, que permitirá o registro do tipo, quantidade, qualidade e distribuição espacial das áreas verdes urbanas. O CAU Cidadão concede a sociedade informações sobre as localização das áreas cadastradas e permite a avaliação qualitativa delas, contribuindo para gestão e tomada de decisões das prefeituras.

Conheça o site para cadastramento e apresentação da plataforma:

www.portalcau.mma.gov.br

Atenção municípios: é condição necessária para acesso a recursos do Ministério do Meio Ambiente, destinados à criação, ampliação, recuperação e integração de áreas verdes urbanas a atualização das informações no CAU.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação Goiana de Municípios

 

 


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios