Movimento municipalista perde José Patriota
Municipalismo em luto e consternado com a notícia do falecimento do deputado estadual pernambucano José Patriota (PSB), que faleceu na manhã desta-terça (17), aos 63 anos, devido a complicações de um câncer no fígado, que que vinha sendo tratado desde 2018. Além de deputado, Patriota foi prefeito de Afogados da Ingazeira (PE), presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e membro da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Com uma militância política de mais de 40 anos, José Patriota ocupou diversos cargos de liderança, foi vereador, vice-prefeito, Deputado Estadual e prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) por dois mandatos, além de ter presidido a Amupe por cinco mandatos.
Sua trajetória política também inclui a aprovação de importantes pautas do movimento municipalista, como integrante do Conselho Político da CNM, junto com outros líderes do municipalismo. “Ele sempre foi uma presença marcante nas reuniões, com sua voz grave e opiniões firmes”, relembra o presidente da FGM, Haroldo Naves.
Como deputado estadual, como destacou a imprensa de Pernambuco ao noticiar o seu falecimento, ele “deixou um legado de seriedade e competência, sempre guiado pelos princípios da ética e do bem-estar social. Sua liderança e sua visão em prol do desenvolvimento local e regional jamais serão esquecidas”.
Para Haroldo Naves o falecimento do líder pernambucano representa uma grande perda. “Perdemos um grande líder municipalista e um amigo. Patriota sempre esteve ao lado dos municípios, lutando por melhorias e pelo fortalecimento das gestões locais. Seu exemplo de dedicação e compromisso com o municipalismo ficará para sempre entre nós”, lamentou.
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas
10 out 2024
FGM terá palestra no Encontro Anual de Gestores sobre como tornar a saúde mais eficaz e resolutiva nos municípios
9 out 2024
Seminário debaterá educação, governança de dados e IA
9 out 2024
ETI: 83 municípios de Goiás podem aderir ao programa até 31/10
9 out 2024