Movimento Municipalista reivindica soluções para as dificuldades de acesso nos sistemas do FNDE

As dificuldades de acesso nos sistemas gerenciados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para cadastro dos novos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), por parte dos Gestores Municipais, foi diagnosticada pela Federação Goiana de Municípios . Como os problemas persistem, a FGM, em ação conjunta à Confederação Nacional de Municípios (CNM), reivindicou a solução para minimizar o impacto nas administrações locais.
O compromisso para a solução do problema foi formalizado por Ofício-resposta do FNDE e o sistema CACS-Fundeb estaria disponível no dia 9 de abril. No entanto, as Entidades municipalistas continuam recebendo queixas dos gestores municipais e relatos de que o sistema continua indisponível para atualização do cadastro dos novos conselhos do Fundeb.
Os problemas relatados incluem os sistemas informatizados e gerenciados pelo FNDE, principalmente, o Cacs Fundeb, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC). A demora para atualizar e disponibilizar as plataformas preocupa os gestores municipais, e o movimento municipalista tem reiterado solicitação para solução dos problemas de acesso e liberação de senhas.
Nesse sentido, a FGM por meio da CNM, em resposta às demandas apresentadas pelos gestores, tem interagido insistentemente junto ao FNDE, Ministério da Educação (MEC), Ministério da Economia (ME) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para mitigar as dificuldades enfrentadas pelos Municípios em relação à prestação de contas dos programas federais, Siope, complementação-VAAF da União ao Fundeb 2021, dentre outros temas de interesse municipalista.
Fonte: FGM e CNM