MS atualiza Valores do Piso Fixo de Vigilância em Saúde

A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores municipais que o ministério da Saúde atualizou os valores do Piso Fixo de Vigilância em Saúde, alocados no Grupo de Vigilância em Saúde. A medida integra a Portaria 2687/2020,  divulgada na segunda-feira (05). A atualização foi feita com base na Estimativa Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020.
O montante total de R$ 1,04 bilhão será transferido mensalmente e corresponde a 1/12 dos valores pactuados para os Fundo Estaduais, Distritais e Municipais de Saúde. Caso o valor a ser distribuído implique em dízima, esse será arredondado em duas casas decimais.
A FGM comemora a atualização dos valores, que representa um reconhecimento da necessidade da constante revisão dos repasses que têm base no quantitativo populacional. Ao adotar a Estimativa Populacional do IBGE para 2020, essa potencial perda de recursos aos Municípios se vê diluída. Ao mesmo tempo, o aumento dos valores representam mais possibilidades de aplicação, especialmente ao verificarmos o papel central da vigilância na gestão da Saúde e do enfrentamento à pandemia.
Acesse aqui a listagem dos municípios.
fonte: FGM com dados da CNM.