Municípios estarão representados no Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19

Atendendo os pleitos do municipalismo, a coordenação da Presidência da República criou, nesta quarta-feira (24), o Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19. A decisão se deu graças ao posicionamento da Federação Goiana de Municípios (FGM) e Confederação Nacional de Municípios (CNM), em carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro. Como vitória, a CNM será representante dos municípios no Comitê para a ampla articulação que o momento exige.
Anunciado em coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada, após reunião dos chefes dos Três Poderes, governadores e ministros, o Comitê terá a coordenação da Presidência da República e do Ministério da Saúde. Segundo informações do Senado, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) orientar o grupo para evitar judicialização de medidas. Na ocasião, não houve participação dos Municípios.
Nesse cenário, a FGM e CNM apontam, no documento enviado, que é fundamental a representação de prefeitas e prefeitos para que “se concretizem as políticas públicas emergenciais que o momento dramático exige”. Tais como: vacinação em massa, monitoramento de insumos hospitalares, articulação de plantas industriais e medidas restritivas e de comunicação educativo sanitária.
Assim como o movimento municipalista cobrou pela coordenação nacional para esforços conjuntos no enfrentamento da pandemia, as entidades lembram que a resposta precisa da articulação de todos os níveis de governo. Por isso, a CNM representará todos os Municípios brasileiros e possui mais de 90% desses filiados – se colocou à disposição e solicitou sua inclusão no Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19.
Fonte: FGM e CNM
Compartilhar
Relacionadas

20 mar 2025
FGM lança escola de formação para Gestores Municipais de Esportes

20 mar 2025
FGM encerra com sucesso capacitação sobre Licitações para Gestores Municipais

19 mar 2025
TCMGO Promove Evento Especial em Comemoração ao Dia do Ouvidor

19 mar 2025