Municípios já podem conferir a segunda etapa do Censo Escolar

Gestores e responsáveis pelo preenchimento das informações do Censo Escolar podem conferir os dados informados no módulo “Situação do Aluno”, segunda etapa do Censo Escolar 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou os relatórios por escola. As informações podem ser conferidas e, se necessário, retificadas até o dia 15 de abril, pelo Sistema Educacenso.
Os dados se referem ao rendimento (aprovado e reprovado) e ao movimento (transferido, falecido e “deixou de frequentar”) dos alunos ao final do ano letivo, que foram declarados na matrícula inicial do Censo Escolar 2019. Esta é a etapa final da coleta de informações, antes do fechamento do sistema para verificação dos dados processados por parte da equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep.
Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, e é indispensável para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.
Fonte: FGM com dados do Ministério da Educação