Pesquisa de vacinação em massa para avaliar eficácia da vacina contra novas variantes da Covid-19 será realizada em breve

O Ministério da Saúde (MS) prepara ação que irá combinar testagem em massa, sequenciamento genético da Covid-19 e vacinação de toda a população adulta. A pesquisa será desenvolvida no município de Botucatu (SP), que reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de estudo. A intenção é  saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam no Brasil, tomando como base o município escolhido.
A pesquisa será realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de Oxford, o laboratório AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Gates, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a prefeitura de Botucatu. Como o projeto já foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), em breve estará apto para começar. As doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao estudo.
O município Botucatu tem cerca de 150 mil habitantes, sendo 106 mil maiores de 18 anos, e já vinha adotando algumas medidas que foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa. De acordo com projeto de vacinação em massa, todos esses adultos serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados. Tendo assim a possibilidade de saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na cidade.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do MS, Hélio Angotti, a pesquisa trará informações de extrema importância para o planejamento da imunização em todo o país. Além da efetividade contra as variantes, a pesquisa servirá de base para comparar o quão eficiente foi a vacinação em massa em relação aos outros municípios da região.
A duração estimada da pesquisa é de oito meses, incluindo a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que irão receber as vacinas.
Fonte: FGM e Ministério da Saúde