Portaria prorroga complementação de valor para sessões de hemodiálise no SUS

O Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria  Nº 602 que prorroga por 270 dias, o prazo para complementação de valor de sessão de hemodiálise em pacientes com suspeição ou confirmação de COVID-19, na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde – SUS.  A Federação Goiana de Municípios (FGM) comemora a medida, vide ser uma carência dos entes federativos apresentada pelo Movimento Municipalista ao MS.
A Portaria destaca que com a finalização da situação de emergência de saúde pública o o registro do procedimento poderá ser encerrado a qualquer momento. A prorrogação de prazo tem como finalidade apoiar a adoção de medidas adicionais necessárias ao atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19 em unidades de hemodiálise.
A FGM em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem levado as necessidades dos municípios diretamente ao Ministério da Saúde, esta junta-se a outras vitórias, como o repasse de R$ 2,8 milhões para a Saúde Primária para as administrações municipais.
Fonte: FGM e MS