Prazo para responder à pesquisa do PNLD vai até 28/2

O Ministério da Educação (MEC) quer ouvir gestores sobre a prática educativa no país. Dirigentes e secretários municipais de todo o Brasil podem responder à pesquisa do MEC sobre como as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) estão sendo incorporados às práticas pedagógicas diárias. O prazo para responder à consulta terminará em 28 de fevereiro e ela pode ser acessada pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
Esse processo de escuta busca compreender como está sendo feito o uso do material nas escolas. Além disso, explora a relevância dos atuais livros do PNLD na promoção de uma educação de qualidade. O MEC vai analisar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e propor eventuais melhorias no programa.
A pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). O estudo utiliza diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional — a ideia é acessar os diversos perfis que utilizam o PNLD.
Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. Outras ações serão realizadas em 2025 para o aprimoramento da pesquisa. Ela foi produzida com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além das coordenadorias do MEC.
MEC
Compartilhar
Relacionadas

20 mar 2025
FGM lança escola de formação para Gestores Municipais de Esportes

20 mar 2025
FGM encerra com sucesso capacitação sobre Licitações para Gestores Municipais

19 mar 2025
TCMGO Promove Evento Especial em Comemoração ao Dia do Ouvidor

19 mar 2025