Primeiro repasse do FPM, em junho, tem forte queda

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou ontem (08) os valores do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que serão creditados nesta quarta-feira (10). O valor divulgado, conforme análise da Área Técnica de Finanças, da Federação Goiana de Municípios (FGM), teve uma forte retração, de 34,90%, em relação ao mesmo período de 2019. A análise foi realizada considerando os valores nominais, sem atualização de perdas causadas pela inflação, o que significa que a perda dos municípios será ainda maior se os valores forem atualizados.

Para os municípios do Estado de Goiás serão repassados R$ 94.437.308,24, já considerada a dedução dos valores para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Na tabela abaixo, preparada pela FGM, é apresentado o valor de cada município, de acordo com o seu respectivo fator de participação, e o correspondente repassado em 2019.

Para Cunha, presidente da FGM, “a queda era aguardada, mas nem por isso ela deixa de ser preocupante. Os municípios só terão a complementação do FPM, por força da Medida Provisória 938 até junho. Precisamos de cautela extrema para poder atravessar esse período!” alertou o líder municipalista.
Veja aqui o valor individual por município.
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional