Promulgado dispositivo da LDO que permite transferências voluntárias para municípios inadimplentes
O presidente da República, Jair Bolsonaro, promulgou o dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 que permite transferências voluntárias a municípios com até 50 mil habitantes mesmo que a prefeitura esteja inadimplente perante cadastros ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais. O Movimento Municipalista articulou diretamente com as bancadas federais para esta decisão. Em Goiás, 222 municípios poderão ser beneficiados.
Bolsonaro teve que acatar a alteração depois que o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial ao PLN 2/2021, transformado na Lei 14.143, de 2021, a LDO deste ano. Foi essa lei que orientou a elaboração da atual Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei 14.144, de 2021. Quando vetou o dispositivo, o presidente argumentou que a medida iria “subtrair, imotivadamente, relevante medida de finança pública, o que tornaria os instrumentos de controle e de boa gestão fiscal ineficazes”. Os municípios com essa faixa de habitantes respondem por cerca de 88% do total de cidades.
A promulgação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira (11).
O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves comemora a promulgação. “Em Goiás, 222 municípios têm menos de 50 mil habitantes. A pandemia do Coronavírus agravou problemas financeiros e deixar de receber repasses poderia causar ainda mais transtornos as Gestões. O movimento municipalista articulou junto as bancadas federais para que este dispositivo fosse aprovado, nosso pleito foi reconhecido e hoje comemoramos”.
Agência Senado e FGM
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025