Secretaria Especial do Esporte e a Embaixada do Japão ampliam parceria que pretende introduzir o judô em escolas brasileiras

O Memorando de Cooperação Bilateral, assinado entre Brasil e Japão pretende promover a introdução do judô na educação escolar e atividades correlatas no Brasil, passando a valer até o dia 31 de março de 2022.  No documento original, assinado em fevereiro de 2020, a parceria entre os países estava prevista somente até 31 de março de 2021. A prorrogação tem como foco os aspectos do desenvolvimento integral dos alunos.
De acordo com o trato, cabe ao Brasil, com o apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), coordenar junto aos profissionais do Japão e instituições representativas da modalidade no país escolher os mestres do judô que irão ao Japão para receber treinamento, além de escolher as escolas brasileiras que receberão aulas experimentais. Ademais, o Brasil deve articular o envio de mestres que já tiverem recebido treinamento no Japão para as escolas selecionadas no Brasil e a estimular as instituições representativas do judô a disseminarem os resultados do treinamento no país asiático e apresentarem propostas curriculares da disciplina Judô para serem introduzidas nessas escolas.
Quanto ao Japão, devem realizar e coordenar a escolha dos mestres do judô que receberão o treinamento no país, bem como coordenar as atividades de forma a beneficiar a comunidade nipo-brasileira no Brasil. Além de colaborar com o programa de treinamento, inclusive por meio de recomendações metodológicas para inclusão do Judô no currículo escolar.
Desde 2017, quando o Projeto Judô nas Escolas teve início, professores brasileiros são enviados para intercâmbio de capacitação no Japão. Outros feitos desse projeto são as realizações, por meio da CBJ, de workshops contando com professores japoneses no Brasil.
Fonte: FGM e MEC