Secretaria Nacional de Habitação lança ferramenta para auxiliar no calculo de gases e consumo energético em construções

Para auxiliar os municípios no cálculo das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e consumo energético relacionados à construção de uma edificação, foi desenvolvida a CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil. A ferramenta on-line leva em consideração o ciclo de vida dos insumos da obra, desde a sua exploração até o momento do seu uso na fase construtiva para a realização destes cálculos.
A ferramenta foi desenvolvida por meio de uma parceria da Secretaria Nacional de Habitação, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com a Agência Alemã de Cooperação Internacional – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito do projeto Eficiência Energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável, Foco: Habitação Social (EEDUS), com o intuito de melhorar a eficiência energética (EE).
A Cecarbon visa a contribuir com a gestão climática e energética da cadeia da construção civil, a partir da padronização de métricas premissas e da consolidação consistente de dados entre seu uso contínuo. Além disso, poderá permitir a criação de indicadores relevantes, possibilitar melhores escolhas para cidades e economia mais sustentável, eficiente e de baixo carbono, contribuindo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O aumento da eficiência energética na produção habitacional federal traz benefícios diretos e indiretos de diferentes maneiras, contribui para o aprimoramento de iniciativas mais eficientes em edificações e para a formulação, gestão e implementação de políticas habitacionais.
CECarbon
Fonte: FGM e CNM