Semad alerta proprietários em relação aos cuidados com barragens durante o período chuvoso

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) faz alerta aos produtores rurais que tenham barragens em suas propriedades, devido a intensificação das chuvas. A Secretaria expõe a atenção para os riscos à segurança do meio ambiente e da população, trazendo recomendações para que os produtores possam tomar medidas e garantir que nenhum transtorno será passado, principalmente daqueles que estão abaixo da área de vazão dos reservatórios.
É recomendado pela Semad a verificação da quantidade de água presente no reservatório, que não deve estar totalmente cheio nesse período. O nível da barragem deve possuir uma borda livre de, pelo menos, um metro. Outra recomendação seria verificar a existência de trincas ou rachaduras e infiltrações nas ombreiras, crista e taludes. Caso existam algum desses problemas, deve-se reduzir ainda mais o volume acumulado no reservatório para reduzir a pressão exercida pela quantidade de água. Importante lembrar que a redução do nível da água não deve ser de mais de 15cm por dia, para evitar escorregamentos dos taludes.
Por fim, a Secretaria, como medida de prevenção a acidentes, alerta para que não sejam removidas árvores nos taludes ou ombreiras no período de chuvas, para não causar instabilidade na estrutura. Tal procedimento só deve ser realizado no período de seca. Sobre a interrupção de fluxo, é importante deixar descargas de fundo escoando livremente para que a barragem possa receber a água da chuva sem problemas. E desobstruir os extravasores, retirando lixo, vegetação ou qualquer material presente.
Em caso de emergência:
A Semad orienta a todos os proprietários de barragens para que estejam sempre em prontidão para comunicar possíveis emergências:
• Semad, Rodrigo da Gerência de Fiscalização e Emergência Ambiental (telefone/WhatsApp – 62 982689827)
• Defesa Civil (telefone/WhatsApp – 62 999725926)
• Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (telefone – 193)
• Constituir uma rede de comunicação com os vizinhos e comunidades residenciais em um raio de 10 quilômetros abaixo da barragem.
Fonte: Assessoria de comunicação FGM e Semad