Seminário temático para discutir a Política Mineral Goiana acontece na próxima semana

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços realizará, no dia 28 de fevereiro (terça-feira), o primeiro Seminário Temático da Política Mineral Goiana. O evento será às 14 horas, no Auditório Mauro Borges, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Estarão presentes agentes do setor mineral, das esferas pública e privada, universidades e especialistas nas temáticas abordadas.
O seminário faz parte de uma série de oficinas, reuniões e seminários temáticos para discutir políticas públicas de mineração para o Estado de Goiás. Os eventos contemplam as dez regiões de planejamento do Estado de Goiás e serão realizadas em 22 municípios goianos. Estão previstos 25 eventos que oportunizam a interlocução com o setor produtivo e um amplo debate com a sociedade em temáticas como: desafios para a geologia, mineração e transformação mineral e mineração como estratégia de desenvolvimento regional.
A partir do diagnóstico e das discussões das reuniões temáticas, serão criados Planos de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, bem como a consolidação do documento que norteará a política de mineração goiana, o Plano Estadual de Recursos Minerais. Este será um instrumento de planejamento e definição de diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral goiano, estabelecendo prioridades e metas para a gestão e dará base para proposição de programas governamentais específicos para cada situação, de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo, definindo um plano de ação com metas e prazos.
MAP e PERM-GO
Os projetos “Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral” (MAP) e “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), que irão embasar as políticas públicas e estabelecer as diretrizes voltadas ao Setor Mineral goiano.
Os projetos estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília, (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.
A partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões de eventos temáticos, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também as diretrizes nortearão a política de mineração goiana. O PERM-GO prevê desde o fomento até o apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micros e pequenos mineradores.
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas

20 mar 2025
FGM lança escola de formação para Gestores Municipais de Esportes

20 mar 2025
FGM encerra com sucesso capacitação sobre Licitações para Gestores Municipais

19 mar 2025
TCMGO Promove Evento Especial em Comemoração ao Dia do Ouvidor

19 mar 2025