Transparência municipal é discutida com prefeitos e gestores municipais

Representando os municípios goianos o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves participou na manhã desta quarta-feira (08/11) como parceiro, do evento “Diálogo com os Órgãos de Controle Municipal”. Reunindo prefeitos, gestores municipais e controladores internos, o encontro aconteceu no auditório da Celg e foi realizado pelo Ministério Público de Goiás, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público de Contas junto ao TCM, FGM e AGM.
O objetivo do encontro foi de apresentar os trabalhos desenvolvidos acerca de temas como transparência, controle interno e julgamento de contas. Uma das principais temáticas foi à transparência, houve a apresentação palestras e projetos, um deles foi sobre a Cidade Transparente, uma iniciativa que propõe a mobilização institucional visando melhorar o índice de transparência dos municípios.
Foi apresentado a todos um case bem-sucedido de transparência, o do município de Itapirapuã, que ocupa o primeiro lugar do ranking do TCM. O presidente da FGM Haroldo Naves ponderou sobre a importância de melhorar a pontuação dos municípios goianos na avaliação dos Portais da Transparência em 2018. Segundo o gestor, administrações mais transparentes tendem a reduzir as suas falhas, além claro de disseminar a gestão participativa e não ocultar informações do cidadão. Foi debatido com o público outros temas como os mecanismos de controle interno e externo, e a importância do julgamento de contas.