FNDE promove pesquisa sobre a aplicação dos recursos do Fundeb


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está realizando pesquisa para acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de apresentar novas formas de aprimoramento do programa. Os gestores terão até o dia 28 de fevereiro para responder o questionário, que foi enviado para as prefeituras. A pesquisa permitirá avaliar a eficácia do modelo de descentralização de recursos do Fundeb, bem como corrigir eventuais falhas.

O aumento no montante destinado ao Fundo exigirá, nos próximos anos, maior esforço da máquina administrativa estatal para acompanhar a aplicação dos recursos. A contribuição da União passará dos atuais 12% para 15% em 2022, 17% em 2023, 19% em 2024, 21% em 2025, até alcançar 23% em 2026.

Por isso, o FNDE lançou essa pesquisa, cujos resultados servirão para subsidiar suas ações na área de assistência técnica e monitoramento. Os gestores responsáveis pelos recursos do Fundeb irão receber a pesquisa no e-mail que cadastraram no Siope.

FGM e FNDE