Novo Mapa do Turismo passa a contar com 92 municípios

O novo Mapa do Turismo foi divulgado e passa a contar com 92 municípios, distribuídos em 10 regiões turísticas (Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes). De acordo com a Agência Estadual de Turismo, 6 cidades saíram e outras 19 entraram para o Mapa. A listagem anterior contava com 79 destinos.
Os novos integrantes são: Anicuns, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Cocalzinho, Divinópolis, Doverlândia, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Ipameri, Itapuranga, Luziânia, Mossâmedes, Nova Roma, Nova Veneza, Novo Gama, Palmelo, Posse, Simolândia e Uruana.
Já os municípios de Aparecida de Goiânia, Caldazinha, Catalão, Portelândia, Terezópolis de Goiás e Urutaí não enviaram a documentação exigida e saíram da lista, o município de Baliza trocou de região e passa a integrar a “Pegadas no Cerrado”.
Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para compor o Mapa, estão a comprovação da existência do órgão ou entidade responsável pelo setor; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional. Os dados enviados pelos municípios foram validados pela Goiás Turismo e homologados pelo Mtur.
Municípios se empenharam para entrar na lista
A Região das Águas e Cavernas do Cerrado é a que agrega o maior número de municípios. São 11 destinos com vocação para o Ecoturismo com Cerrado preservado, rios, cachoeiras e cavernas – uma tendência mundial no cenário pós pandemia.
Outro destaque é o município de Ipameri, da Região da Estrada de Ferro, que foi o primeiro a enviar a documentação e comemora por retornar ao Mapa do Turismo. O município de Palmelo, conhecido como a Capital Espírita do Brasil, entrou, pela primeira vez, para o mapa.
Os gestores podem consultar e obter o certificado de adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro, para ter acesso clique aqui.
Políticas Públicas de Turismo
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento de gestão que orienta a atuação dos governos federal e estadual no desenvolvimento de políticas públicas. Ele define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente a partir de critérios obrigatórios. Além disso, apresenta os municípios, organizados em regiões turísticas, que integram a política nacional de turismo no País.
A nova configuração era esperada para 2021, mas houve atraso devido à pandemia. É necessário ressaltar que esse recorte territorial possibilita o direcionamento de verbas federais, além de ser um instrumento importante para aprimorar a gestão do Turismo e promover o desenvolvimento do setor em Goiás. Desde dezembro do ano passado, a Agência Estadual de Turismo fez um trabalho de sensibilização junto aos gestores municipais.
Foi investido em qualificação e planejamento, lançando o Programa Turismo 4.0, em parceria com o Sebrae-GO. Em 2021, a Goiás Turismo esteve nas dez regiões turísticas, ouvindo os gestores, levando capacitação e avançando, mesmo na pandemia.
FGM e Goiás Turismo
Compartilhar
Relacionadas

24 abr 2025
FGM realiza primeira edição da Escola Goiana de Formação de Gestores Municipais de Esportes

24 abr 2025
Paulo Vitor Avelar toma posse como novo presidente da FGM em cerimônia no Palácio das Esmeraldas

23 abr 2025
Terceira parcela do Transporte Escolar será paga nesta sexta-feira (25/04)

22 abr 2025