MTur disponibiliza vídeo sobre o processo de classificação dos municípios no Mapa do Turismo
Nesta semana foi lançada a nova edição do Mapa do Turismo Brasileiro, que é um importante instrumento para conhecer o nível de desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros. Além disso, auxilia na identificação das necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do país.
Para esclarecer gestores públicos e profissionais que atuam no setor sobre o processo de classificação dos municípios, o Ministério do Turismo disponibiliza, agora, um vídeo que explica todas estas etapas e para ter acesso, clique aqui.
Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
A proposta do vídeo é explicar, de forma clara e objetiva, como funciona esse processo de ordenamento e classificação dos municípios no Mapa do Turismo. Cinco variáveis cruzadas dão origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo. E, desta forma, tornar mais claro, inclusive, de que forma os secretários municipais e autoridades locais de turismo podem mudar a classificação das suas cidades.
A ideia é alcançar, principalmente, a rede de interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que conta com mais de três mil pessoas e atuam como disseminadores de informações para sensibilização e mobilização para a construção do novo Mapa do Turismo.
Atualização
O Mapa do Turismo Brasileiro 2022 registra 2.542 cidades de 322 regiões turísticas. Mas o processo de cadastramento segue a todo o vapor. Isso porque, a partir deste ano, gestores de turismo de todo o país podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.
Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento tem validade de um ano.
FGM e MTur
Compartilhar
Relacionadas
27 jan 2025
Redes têm até 31/1 para cadastrar turmas no Brasil Alfabetizado
23 jan 2025
Governo Federal convida os gestores goianos para o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em 2025
22 jan 2025
Prova Nacional melhora a qualidade de professores efetivos
22 jan 2025