Seminário temático para discutir a Política Mineral Goiana acontece na próxima semana
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços realizará, no dia 28 de fevereiro (terça-feira), o primeiro Seminário Temático da Política Mineral Goiana. O evento será às 14 horas, no Auditório Mauro Borges, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Estarão presentes agentes do setor mineral, das esferas pública e privada, universidades e especialistas nas temáticas abordadas.
O seminário faz parte de uma série de oficinas, reuniões e seminários temáticos para discutir políticas públicas de mineração para o Estado de Goiás. Os eventos contemplam as dez regiões de planejamento do Estado de Goiás e serão realizadas em 22 municípios goianos. Estão previstos 25 eventos que oportunizam a interlocução com o setor produtivo e um amplo debate com a sociedade em temáticas como: desafios para a geologia, mineração e transformação mineral e mineração como estratégia de desenvolvimento regional.
A partir do diagnóstico e das discussões das reuniões temáticas, serão criados Planos de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, bem como a consolidação do documento que norteará a política de mineração goiana, o Plano Estadual de Recursos Minerais. Este será um instrumento de planejamento e definição de diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral goiano, estabelecendo prioridades e metas para a gestão e dará base para proposição de programas governamentais específicos para cada situação, de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo, definindo um plano de ação com metas e prazos.
MAP e PERM-GO
Os projetos “Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral” (MAP) e “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), que irão embasar as políticas públicas e estabelecer as diretrizes voltadas ao Setor Mineral goiano.
Os projetos estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília, (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.
A partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões de eventos temáticos, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também as diretrizes nortearão a política de mineração goiana. O PERM-GO prevê desde o fomento até o apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micros e pequenos mineradores.
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas
27 jan 2025
Redes têm até 31/1 para cadastrar turmas no Brasil Alfabetizado
23 jan 2025
Governo Federal convida os gestores goianos para o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em 2025
22 jan 2025
Prova Nacional melhora a qualidade de professores efetivos
22 jan 2025