Presidente da FGM, Haroldo Naves, participa da abertura do primeiro seminário do Plano Estadual de Mineração


O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, participou nesta terça-feira (28/02), do primeiro seminário temático para elaboração do Plano Estadual de Recursos Minerais do Estado de Goiás. O evento foi realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a temática “Política Mineral Goiana: Desafios para a Geologia, Mineração e Transformação Mineral”. Estiveram presentes autoridades e também pesquisadores para discutir pontos importantes para o entendimento do setor, afim de construir políticas públicas que permitam o desenvolvimento econômico do Estado por meio da mineração.

Presidente da FGM, Haroldo Naves, ao lado da Superintendente de Mineração, Lívia Parreira e da pesquisadora do NAP.Mineração – USP, Clarice Kobayashi. 

O evento é o primeiro de uma série de 25 encontros previstos para este ano, que serão realizados em diversas cidades do Estado para a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais. O projeto do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), reuniu representantes de universidades, setor produtivo, gestores federais, estaduais e municipais, além de instituições diversas.

A Federação Goiana de Municípios é uma das instituições parceiras do projeto e, de acordo com o Haroldo, esta é uma parceria importante, que reconhece o trabalho do Governo do Estado de Goiás, Secretaria de Industria e Comércio e Superintendência de Mineração, visando  trabalhar em conjunto para um desenvolvimento econômico e sustentável para em Goiás.

Governador Ronaldo Caiado participou da abertura do evento

O seminário também contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, que afirmou que tem lutado para que a mineração de Goiás possa progredir. De acordo com o governador, tal crescimento deve vir acompanhado de fiscalização e controle. “Temos de nos preocupar também com a segurança”, acrescentou.

Durante a abertura, o titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga, afirmou que o Estado busca, junto ao governo federal, trazer mais investimento, recursos e empregos a partir das pesquisas realizadas por meio do PERM-GO. “A mineração é o 3° setor mais importante da economia goiana, atrás apenas de grãos e da carne”, comentou sobre o protagonismo do segmento.

O secretário também falou do objetivo do Plano, que foi criado junto à Universidade Federal de Catalão (UFCat) para planejar e definir políticas públicas voltadas à mineração goiana. “O intuito é alavancar a área, as questões de legislação, as oportunidades, potencialidades, cuidados com os impactos ambientais e as atividades que vão gerando. Os trabalhos serão executados por profissionais da área de direito, economia, geologia, história, geografia, engenharia de minas, comunicação e um grupo que analisará minuciosamente o contexto da mineração”, argumentou Joel.

MAP e PERM-GO

Os projetos “Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral” (MAP)  e  “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), que irão embasar as políticas públicas e estabelecer as diretrizes voltadas ao Setor Mineral goiano.

Os projetos estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília, (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.

A partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões de eventos temáticos, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também as diretrizes nortearão a política de mineração goiana. O PERM-GO prevê desde o fomento até o apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micros e pequenos mineradores.

 

Agenda de eventos para discussão do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO)

 

COMUNICAÇÃO FGM