ANM libera repasse de Cfem atrasado a Municípios produtores

Após três meses em atraso do repasse da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), cuja competência é a de maio de 2023, foi debitada nesta quinta-feira (31). Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), o repasse estava retido devido a problemas na conciliação bancária da entidade que ainda conta com servidores em greve. Para o mês corrente ainda não há previsão exata.
Para os Entes locais que estão na condição de afetados, os recursos seguem retidos e de acordo com cronograma proposto pela Agência, é que de que consigam finalizar os repasses ainda este ano. O atraso na regulamentação do dispositivo aprovado em dezembro de 2022 comprometeu todo o processo, segundo a ANM.
O Decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última semana e agora segue os trâmites da regulamentação do cálculo via Resolução da ANM, o que já está sendo discutido internamente.
FGM e CNM
Compartilhar
Relacionadas

22 maio 2025
Atualização do CadÚnico é obrigatória para manter ou ingressar no ProBem

22 maio 2025
Governo de Goiás divulga programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025

22 maio 2025
Governo Federal lança novo ciclo do Minha Casa, Minha Vida com 130 mil moradias e reforça apoio a municípios de todos os portes

22 maio 2025