Relatório de vacinas registradas no e-SUS APS é atualizado no Sisab


O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) atualizou o relatório de vacinas registradas no e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS). Com isso, os gestores municipais poderão visualizar as informações de cada cidadão vacinado, o que facilita a identificação das inconsistências no registro das doses, permite a correção dos registros e amplia a transparência dos dados enviados à base nacional.

A inovação permite consulta das vacinas conforme o período de produção ou envio; visualização dos dados registrados conforme o tipo de aplicação utilizada, descrição do estabelecimento em que as vacinas foram registradas e distinção entre as datas de atendimento e de registro.

As informações individualizadas vão poder ser consultadas no campo Acesso Restrito no portal e-Gestor AB, com login e senha fornecidos pela gestão municipal, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei nº 13.709/2018).

Para utilizar o Relatório de Vacinas Registradas no e-SUS APS, o gestor deve acessar o portal do Sisab. Mais informações sobre o relatório podem ser obtidas na Nota Técnica e no Manual de uso do Sisab.

Correção de inconsistências

A visualização individualizada possibilita a correção de dados registrados incorretamente no sistema. No Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é possível excluir registro de dose aplicada no cidadão, desde que seja feita pelo mesmo profissional que realizou o atendimento. Após a exclusão, é necessário fazer um novo registro com as informações corretas.

Na Coleta de Dados Simplificados (CDS) também pode ser feita a exclusão ou a retificação do registro de vacina, desde que a ficha já esteja enviada e processada.

O Manual do e-SUS APS contém o passo a passo para as correções e está disponível online:

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Saúde)