Paulo Vitor Avelar toma posse como novo presidente da FGM em cerimônia no Palácio das Esmeraldas


Em cerimônia conjunta realizada nesta terça-feira (22/04), no Palácio das Esmeraldas, o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, tomou posse como novo presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), enquanto o prefeito de Hidrolândia, José Délio, foi empossado como presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM). Em um evento histórico, as duas entidades, que representam os 246 municípios goianos, reuniram mais de 150 prefeitos e autoridades estaduais para a solenidade e, pela primeira vez, realizaram uma cerimônia unificada de posse. 

Paulo Vitor sucede Haroldo Naves, que esteve à frente da FGM por dois mandatos. Em seu discurso de despedida, Haroldo agradeceu o apoio dos prefeitos e prefeitas, destacou a parceria com o governo estadual e relembrou conquistas alcançadas durante sua gestão. “Agradeço ao Governador Ronaldo Caiado e ao seu vice, o Governador Daniel Vilela, que têm lutado incansavelmente pelos municípios. Em setembro, por exemplo, os prefeitos e prefeitas receberão 1% a mais do FPM, uma luta que iniciamos em 2017, e que contou com o papel fundamental de Daniel Vilela”, afirmou Naves. Ele também ressaltou que Paulo Vitor dará continuidade a esse trabalho em prol do municipalismo e deslanchará ainda mais.

Durante a cerimônia, o ex-presidente da AGM, Carlão da Fox, agradeceu pelo apoio recebido durante seu mandato à frente da Associação. Já o presidente empossado, José Délio, ressaltou a importância da união entre as entidades, destacando que a posse representa um marco na história do municipalismo goiano. “Contem conosco. Nós estaremos juntos, pois uma entidade complementa a outra e, juntos, faremos a diferença!”, afirmou.

“Tudo aquilo que sempre almejei na minha vida está se realizando hoje em relação à política municipalista. Essa é uma data extremamente relevante, é algo memorável em relação a esse nível de aglutinação de forças que construímos para chegar a esse resultado final, que é consagrador em relação à política de governo”, destacou o governador Ronaldo Caiado em seu discurso, onde reafirmou o compromisso do Governo de Goiás com os municípios.

“Temos a presença de dois presidentes eleitos que representam os 246 municípios de Goiás, trabalhando para que possamos levar cada vez mais melhorias, cidadania, dignidade e respeito para todos os municípios do Estado. O governo e os municípios estão alinhados com o único objetivo de melhorar a vida do goiano”, completou o governador.

Em seu discurso, o novo presidente da FGM, Paulo Vitor Avelar, que estará à frente da entidade no quadriênio 2025-2029, ressaltou a importância do trabalho conjunto com o Governo de Goiás e relembrou seu primeiro dia de mandato, quando esteve ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado e do governador Ronaldo Caiado. “Iniciamos tratando todos os municípios com respeito e sem distinção de partido ou preferências políticas. Passamos a ter um governo à altura do povo goiano. Derrubamos muros e construímos pontes, como ensinou nosso Papa Francisco, e os resultados vieram”, relatou.

Além disso, o presidente eleito também reafirmou seu compromisso com o municipalismo e com uma atuação técnica e responsável. “Recebo esse desafio com humildade e senso de dever. Vivemos um momento decisivo, com pautas severas que impactam diretamente nossos municípios, como a recomposição do FPM, a desoneração da folha e o fortalecimento da autonomia municipal. Estaremos ao lado da bancada federal, dos nossos senadores e de todas as entidades que somarão conosco nessa luta, porque juntos podemos muito mais”, destacou Avelar.

A programação de posse terá continuidade nesta quinta-feira (24), com a diplomação da nova diretoria da FGM, que será realizada na sede da entidade, em Goiânia, às 17h. Além da diplomação, ocorrerá a reinauguração da reforma da sede, que passará a se chamar Paço Municipalista Maguito Vilela, em homenagem ao ex-governador e grande defensor do municipalismo no estado.


COMUNICAÇÃO FGM