Inscrições abertas para especialização em políticas educacionais


Estão abertas, até o dia 23 de maio, as inscrições para a especialização em Gestão de Políticas Públicas Educacionais e Transformação Digital, ofertada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação, gratuita e na modalidade de educação a distância (EaD), é voltada a profissionais das secretarias estaduais, municipais e distrital de educação, servidores do MEC e da Ufal.

Com carga horária de 360 horas e duração prevista de sete meses — de junho a novembro de 2025 —, o curso será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ufal, com encontros síncronos às quintas-feiras à noite. O objetivo é capacitar os profissionais da educação para o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas educacionais, com foco no uso de tecnologias digitais e inteligência artificial.

A grade curricular inclui temas fundamentais como desenho e implementação de políticas educacionais, uso de evidências para tomada de decisão, liderança e aplicações de IA no contexto educacional. Também serão abordadas ferramentas tecnológicas emergentes, análise de dados e sistemas inteligentes para recomendação de conteúdos, preparando os cursistas para lidar com os desafios contemporâneos da educação pública.

Ao todo, serão ofertadas 200 vagas, com distribuição entre ampla concorrência e cotas para pessoas negras, indígenas, com deficiência, transexuais, refugiadas, assentadas e servidores da Ufal. A seleção dos candidatos será feita com base na análise documental e carta de intenção, conforme estabelecido no Edital nº 2/2025.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), com execução da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e do Instituto de Computação da Ufal. Os interessados devem possuir diploma de graduação e realizar a inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da universidade. O início das aulas está previsto para 26 de junho.